16 a 18.09.2013
A indústria cerâmica portuguesa apanha Marrocos de assalto! Dado que as importações portuguesas de cerâmica em Marrocos aumentaram 80% entre 2006 e 2008, os industriais portugueses do setor decidiram reforçar a presença em Marrocos. A Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica (APICER) organizou, para cerca de uma dúzia de empresas portuguesas, uma visita promocional a Marrocos nos passados dias 16 a 18 de setembro.
Por essa ocasião, a Associação de Negócios Portugal Marrocos (AMPA), colocou à disposição da APICER o seu forte conhecimento do tecido industrial marroquino. Durante um evento realizado na embaixada portuguesa em Rabat em 16 de setembro do ano passado com a presença do embaixador, do representante da AICEP, representantes de várias empresas marroquinas e imprensa, José Maria Teixeira, presidente da AMPA, efetuou um ponto de situação das relações económicas entre os dois países. Apresentou as vantagens que Marrocos poderia oferecer às empresas portuguesas e focou também os casos de sucesso de diversas empresas portuguesas já instaladas em Marrocos.
Hoje em dia, Portugal é o nono fornecedor de Marrocos em produtos de cerâmica e a situação pode ainda melhorar tendo em vista as numerosas oportunidades apresentadas pela indústria da construção civil em Marrocos. Além disso, Marrocos é atualmente o único país africano onde a APICER desenvolve um programa de promoção de produtos cerâmicos portugueses. E mesmo se neste momento as empresas visam principalmente exportar os seus produtos para o mercado marroquino, algumas planeiam a médio prazo construir fábricas em Marrocos.
Perspetiva-se, portanto, uma bela colaboração entre Marrocos e Portugal!