16 a 18.09.2013
1) Que motivos levaram a APICER a organizar esta viagem de negócios de dois dias a Marrocos ?
A razão de nossa vinda é a criação de uma nova imagem ligada a esta indústria sob o nome « Ceramics – Portugal does it better ». Esta distinção é atribuída aos melhores fabricantes que representam a excelência do setor. A distinção « Ceramics – Portugal does it better » é fruto de uma estratégia que se apoia no design, inovação e sobre a qualidade das nossas empresas.
Nós selecionámos o mercado Marroquino para uma das primeiras apresentações desta marca devido ao crescimento sustentado deste mercado e porque a cerâmica Portuguesa pode trazer respostas tanto ao nível do produto como dos serviços.
2) Que perspetivas oferece o Mercado Marroquino ao setor da cerâmica Portuguesa?
Marrocos oferece um potencial de crescimento nos domínios da construção que deverá ser abordado. Existe um novo mas desconhecido mercado, mas é possível desenvolvê-lo para reforçar as relações comerciais entre Portugal e Marrocos.
3) Quais são as vantagens do Reino para as empresas Portuguesas ?
A proximidade geográfica, a estabilidade económica, política e social, o crescimento económico, em particular no setor da construção. O potencial da cerâmica Portuguesa numa perspetiva de diálogo das civilizações que nós identificámos nos diferentes mercados, nomeadamente o Marroquino.
Duarte Garcia
Presidente da Direção da APICER (Associação Portuguesa de Indústria Cerâmica)
4) Qual é estado do setor dos cerâmicas em Portugal ?
As contingências do Mercado Português não são propícias atualmente ao investimento no setor da construção. No entanto, a indústria cerâmica Portuguesa carateriza-se por ser um setor de atividade moderno aliado a uma forte componente de inovação, qualidade e design.
5) As parcerias concretizam-se no setor da cerâmica entre as empresas Portuguesas e Marroquinas? E com aval do Governo Marroquino?
Os empresários portugueses sempre se caraterizaram pelo seu espírito dinâmico. É sempre possível criar empresas em Marrocos.
6) Quais são os objetivos da APICER a médio prazo ? Está a apostar no Mercado Africano de uma maneira geral ?
Um dos objetivos da APICER a médio prazo é fazer do continente Africano um destino importante para as exportações de produtos do setor e de consolidar este mercado, no que se refere à quantidade de produtos exportados e da mesma maneira a qualidade dos seus produtos, melhoria de imagem, inovação e design, adaptando-o sempre à escolha dos clientes neste mercado (ou seja, personalizando – as cerâmicas portuguesas têm uma grande tradição que se baseia na cultura do diálogo entre civilizações.