2015
Na passada Quinta-feira dia 19 de Março, o Vice-Primeiro-Ministro de Portugal Paulo Portas esteve em Casablanca acompanhado por uma delegação de 45 empresários portugueses representativos de vários setores de atividade económica entre os quais as energias renováveis, ambiente, água, automóvel, aeronáutica, e-government, agroalimentar.
O evento contou com a presença de vários empresários Portugueses e Marroquinos que estabeleceram contactos B2B com vista a aprofundar oportunidades recíprocas de negócio entre os dois países. Entre as empresas Portuguesas presentes, estiveram a Águas de Portugal, Galp Energia, REN, EFACEC, Grupo Casais, Portucel, Grupo Pestana, Frulact, Sovena e Tecnimede.
Durante o evento que foi co-presidido pelo Ministro do Comércio e Indústria de Marrocos, Moulay Hafid Elalamy, Paulo Portas afirmou ter como ambição que Portugal tivesse projetos com visibilidade em Marrocos, como têm a França e Espanha muito presentes no mercado marroquino e antecipou que as exportações nacionais para este mercado poderão chegar aos mil milhões de euros nos próximos anos.
O Vice Primeiro-Ministro destacou igualmente a importância do mercado Marroquino para Portugal e adiantou que nos últimos quatro anos as exportações para Marrocos duplicaram, fechando 2014 nos 600 milhões de euros, e estimou um aumento para mil milhões de euros das exportações nos próximos anos.
Paulo Portas apontou ainda o facto de Marrocos ser o 12.º cliente mais importante de Portugal, o 4.º maior fora da Europa e o 2.º maior em África frisando que “(…) toda a gente sabe a nossa proximidade com os mercados africanos. A partir de Marrocos, pode-se disputar muitos mercados regionais neste continente” e lembrando que a previsão de crescimento económico para aquele país ronda os 4% ao ano.
No final da reunião foi igualmente oficializada a criação da nova Câmara De Comércio, Industria e Serviços de Portugal em Marrocos (CCISPM) tendo sido feita uma apresentação por José Maria Teixeira em relação aos objectivos da nova Câmara que vem dar continuidade ao trabalho efectuado anteriormente pela Associação de Negócios Portugal Marrocos (AMPA) O Presidente da CCISPM salientou a importância da rede de contacto entre os empresários Luso Marroquinos de forma a desenvolver as oportunidades para as empresas dos dois países e reforçar a dinâmica comercial bilateral.
A visita de Paulo Portas prosseguiu com várias reuniões com o Governo Marroquino para discutir reforço da cooperação em vários sectores.