Avançar para o conteúdo

CCISPM

Oportunidades de exportação e investimento em Marrocos destacadas em Lisboa

2017

As oportunidades de exportação e investimento em Marrocos foram destacadas, terça-feira, 20 de Setembro em Lisboa, no seminário organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Portugal (CCIP) sob o tema “Exportar e investir: Marrocos “.

Esta reunião foi uma oportunidade para destacar junto de varios empresários portugueses presentes, as enormes potencialidades do Reino em termos de exportação mas igualmente em termos de investimento em diferentes sectores, graças, nomeadamente, à sólida estabilidade política, ao clima favorável ao investimento e às infra-estruturas modernas do país.

João Pedro Guimarães, Secretário-Geral da CCIP, sublinhou que a reunião é efectuada em prelúdio a uma missão de prospecção que vai ser realizada no próximo mês de Dezembro em Marrocos. Pretende informar e sensibilizar as empresas portuguesas sobre as potencialidades oferecidas por Marrocos em termos de mercado para as suas exportações bem como as vantagens para investir no país vizinho com o qual Portugal mantém relações históricas, especificou.

Esta é a segunda missão que a Câmara organizará depois daquela que foi realizada em Maio passado e que teve a participação de oito empresas, afirmou Guimarães num comunicado ao MAP, desejando ver várias empresas portuguesas participem nesta missão, porque “acreditamos verdadeiramente nas potencialidades de Marrocos”.

O Primeiro Conselheiro da Embaixada de Marrocos em Lisboa, Yassin Khatib, analisou por sua parte os principais ativos do Reino, a saber, sua posição geoestratégica, a sua diversidade cultural, a abertura internacional, a dinâmica econômica mas também as suas infra-estruturas modernas.

Yassin Khatib também sublinhou os setores estratégicos em Marrocos, que representam oportunidades muito interessantes para as empresas portuguesas, como as energias renováveis, construção, indústria, logística e turismo.

O Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos (CCISPM), José Maria Teixeira, fez uma apresentação detalhada sobre as vantagens e as potencialidades econômicas do Reino, destacando, em particular, as boas relações entre os dois país, a proximidade geográfica, a estabilidade política e a conectividade aérea, bem como a abertura de empresários marroquinos para a criação de parcerias com os seus homólogos portugueses.

Jose Maria Teixeira sublinhou ainda que Marrocos suscita um importante interesse junto das empresas portuguesas,quer seja em termos de exportação / importação ou investimento, apontando que as relações econômicas entre os dois países são “uma dinâmica que deve ser capitalizada”.

O seminário também foi marcado pelos testemunhos de representantes de empresas portuguesas em Marrocos, como a Sonae Sierra (construção e gestão de supermercados), Tecnimede (farmacêutica) e Vibeiras (construção e arquitetura).

Entre 2012 e 2016, as exportações portuguesas de bens e serviços para o Reino aumentaram 15 pc para cerca de 734,7 milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 1,4 pc para 195 milhões de euros,com uma balança comercial positiva em favor de Portugal de cerca de 540 milhões de euros, de acordo com dados do Banco de Portugal.