27.04.2013
Marrocos e Portugal assinaram no dia 27 de Abril, no quadro do 8° Salon international de l’agriculture au Maroc (SIAM), um memorando de entendimento no sector agrícola.
Assinado por Assunção Cristas, ministra portuguesa da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e por Aziz Akhannouch, ministro marroquino da Agricultura e da Pesca, este acordo está relacionado com o domínio agroalimentar, com o desenvolvimento do espaço rural e zonas montanhosas, com a valorização dos produtos agrícolas, com a inovação, com o reforço das capacidades de produção agrícola e com a protecção das culturas.
Para a ministra portuguesa da agricultura, este acordo demonstra a convergência de estratégias no desenvolvimento económico e agrícola dos dois países e a sua vontade comum de reafirmar as suas relações.
A presença de empresas portuguesas no SIAM, que é considerado como um dos principais pontos de encontro de promoção da agricultura em África, prova que os dois países podem criar, em conjunto, numerosas oportunidades de negócio e parcerias, sublinhou Assunção Cristas, à margem da cerimónia de assinatura do memorando.
Por seu lado, Akhannouch considerou que este memorando lança as bases de uma parceria positiva para os dois países, benéfica para as duas economias, afirmando ainda que é uma oportunidade real para a inauguração de um quadro geral de parceria durável no domínio agrícola, dado que para além de reforçar as capacidades de produção, incide ainda sobre questões de inovação, investigação, formação técnica e desenvolvimento das relações entre as instituições e os operadores privados.
Nesta ocasião, um fórum agroalimentar reuniu directores e profissionais marroquinos e portugueses para a discutir as oportunidades oferecidas pelos dois países.