Avançar para o conteúdo

CCISPM

Um encontro que dinamiza o desenvolvimento das relações luso-marroquinas (26/10/2011)

26.10.2011

«Promoção dos investimentos de financiamento do investimento em Marrocos», foi este o tema do encontro organizado pela AMPA, a 26 de Outubro de 2011, no Hotel Sheraton de Casablanca, na presença de diversos operadores portugueses e marroquinos. Este enriquecedor encontro, que decorreu durante todo o dia, foi uma ocasião única para os operadores presentes descobrirem as oportunidades de negócios entre Marrocos e Portugal, e os produtos de financiamento existentes.

Diogo Gomes de Araújo, Presidente Executivo da SOFID, abriu a reunião. Durante a sua intervenção, apresentou as acções desta instituição financeira cujas duas principais missões são “apoiar as empresas portuguesas e os seus parceiros em projectos de investimento duradouros nos países emergentes, e promover o desenvolvimento do sector privado nesses países.” Esta acção está perfeitamente de acordo com as expectativas e as necessidades dos membros da AMPA, cujo desejo é desenvolver as relações económicas bilaterais.Para levar a cabo os seus projectos, a SOFID, sediada em Lisboa, conta com o apoio de uma rede sólida composta, nomeadamente, pelos “seus accionistas (o Estado e os quatro maiores bancos portugueses), instituições multilaterais (Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Europeu de Investimento, etc.) pela EDFI, European Development Finance Institutions (associação de bancos europeus de desenvolvimento). Em Marrocos, foi através do Fundo NIF – facilidade de investimento para a vizinhança – que a instituição concretizou a sua visão. “A NIF participa no Programa Nacional de saneamento, que faz parte integrante da iniciativa Horizon 2020 para a despoluição do Mediterrâneo, através de um subsídio de 10 milhões de euros”, explicou Diogo Gomes de Araújo. Este último apresentou, para além do Fundo NIF, um outro produto da SOFID que poderá interessar aos intervenientes económicos portugueses e marroquinos, o ITF, um Fundo União Europeia-África para as infra-estruturas.

Os trunfos do Reino

Fathallah Sijilmassi,Director-Geral da AMDI, a Agência Marroquina de Desenvolvimento do Investimento, apresentou, num segundo momento, o ambiente de negócios marroquino e as oportunidades de investimento. Este Doutorado em Ciências económicas destacou a estabilidade do cenário económico marroquino e os seus desempenhos, “reconhecidos por diversas instituições internacionais e por agências de notação de renome”. Em seguida, especificou e descreveu aos membros da assistência os principais eixos de desenvolvimento da economia marroquina:indústria e serviços, infra-estruturas, energias e minas, turismo, agricultura e pescas, logística, novas tecnologias. Estes domínios correspondem também aos pólos estratégicos da SOFID que colocou “a indústria, o turismo, as energias renováveis e as infra-estruturas” no topo das suas prioridades.Por fim, o Director Geral da AMDI desenvolveu a oferta de valor de Marrocos, que é “a combinação de uma perfeita posição estratégica com custos competitivos”.

Este encontro foi também marcado pela intervenção de Sua Excelência, o Embaixador de Portugal, João Rosa Lã. No cargo desde 2006, em Marrocos, aquele que apoiou a AMPA desde a sua criação e durante toda a sua missão, partilhou a sua experiência com os operadores presentes. João Rosa Lã, cuja missão em Marrocos terminou em Dezembro de 2011, reiterou a sua convicção e o seu compromisso no desenvolvimento das relações bilaterais.

O evento terminou com a tradicional sessão de perguntas e respostas. Moderados pelo presidente da AMPA, José Maria Teixeira, os intercâmbios decorreram numa atmosfera interactiva e produtiva.

Enquadramento:

Resumo da acção da SOFID:

  • Financiar empresas portuguesas ou luso-marroquinas a condições de mercado;
  • Oferecer aconselhamento especializado sobre o financiamento;
  • Mobilizar e apresentar soluções financeiras aos seus parceiros.