21.01.2014
A AMPA promoveu no dia 21 de Janeiro um jantar-convívio do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Dr. Rui Machete com a comunidade empresarial portuguesa em Marrocos, que contou com a presença do Embaixador de Portugal em Marrocos Dr. Francisco Xavier Esteves e da delegação ministerial.
O evento realizado no hotel Sheraton Casablanca reuniu uma parte importante dos associados da AMPA e de outros convidados. A visita do Ministro inseriu-se numa viagem oficial de dois dias a Marrocos (21/01 – 22/01). Nesta deslocação oficial Rui Machete encontrou-se com o homólogo marroquino Salaheddine Mezouar, com o Primeiro-Ministro marroquino Abdel-Ilah Benkiran, com os presidentes das comissões de Negócios Estrangeiros das câmaras alta e baixa do parlamento de Marrocos e com a presidente da Confederação Geral das Empresas de Marrocos Miriem Bensalah-Chaqroun.
No discurso de boas-vindas em nome da AMPA, José Maria Teixeira, destacou o empenhamento continuado da associação na dinamização de acções de divulgação do tecido empresarial português junto das entidades marroquinas, tendo ainda referido que a AMPA pretende continuar a promover uma “dinâmica de partilha de conhecimentos que vise potenciar oportunidades de negócio e de crescimento sustentado de empresas portuguesas em Marrocos”.
O Ministro Rui Machete dedicou parte do seu discurso à actualidade portuguesa afirmando-se confiante de que Portugal concluirá o programa de ajustamento no dia 17 de Maio mas que o país “não pode baixar a guarda”. Rui Machete demarcou o comprometimento do Governo na aproximação à diáspora, referindo que esta “tem um papel absolutamente determinante no combate à crise e na minimização dos seus efeitos”.
O Ministro comentou os recentes dados referentes ao crescimento do PIB lembrando que interrompem uma queda continuada de dez trimestres consecutivos. Estes números acompanham a diminuição continuada do desemprego embora admita que os jovens ainda sejam muitíssimo castigados. Rui Machete defendeu que o país deve prosseguir o esforço de consolidação das contas públicas e de redução da despesa, nomeadamente da pesada máquina do Estado. Estes resultados “são mérito de todos os portugueses” de entre os quais os emigrantes e os empresarios portugueses residentes no estrangeiro, disse.
As empresas portuguesas estão, disse Machete, “a ser muito bem sucedidas nos seus esforços de internacionalização, como demonstra o crescimento das exportações”. Em 2008 haviam 830 empresas portuguesas com negócios directos com Marrocos, em 2013 este número subiu para 1.300. No mesmo período, o volume das exportações portuguesas aumentou de 260 milhões de euros, para mais de 700 milhões, referiu ainda o Ministro.
Durante o jantar Rui Machete trocou diversas impressões com os cerca 90 empresários portugueses presentes no evento.