2015
Melhorar e reforçar as relações económicas e empresariais entre Portugal em Marrocos. Este é o objectivo global da criação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos (CCISPM) lançado oficialmente a 17 de Novembro, no âmbito de uma reunião realizada em Casablanca.
Este projeto vem no seguimento da Associação de Negócios Portugal-Marrocos (AMPA) que desde a sua criação, em 2007, tem vindo a dinamizar as ações para orientar os investidores e impulsionar as trocas comerciais, de acordo com José Maria Teixeira, Presidente da CCISPM.
Numa declaração à “Matin Eco”, a Embaixadora de Portugal em Marrocos, Maria Rita Ferro, disse que um dos principais objetivos do Governo, assim como do setor privado Português, é o de criar parcerias entre as empresas marroquinas e portuguesas para que em conjunto invistam no mercado Africano, nomeadamente na parte lusófona. Esta nova abordagem triangular de cooperação Norte Sul-Sul poderá também interessar a outras regiões do mundo como o Brasil, afirma José Maria Teixeira.
Para tal, a CCISM trabalhará para apoiar os empresários portugueses nas suas iniciativas de investimentos em Marrocos e encorajará também as empresas marroquinas a investirem em Portugal.
A proximidade geográfica, cultural e os laços históricos, são ativos nos quais as duas partes devem capitalizar vantagens para criarem oportunidades para as empresas locais.
No mercado marroquino, encontram-se instaladas mais de 220 empresas portuguesas. Marrocos é o 13º cliente de Portugal com mais de 587 milhões de euros de exportações em 2014. É no entanto, um pequeno fornecedor com apenas 136,5 milhões de euros.