2015
A partir de 1 de Julho, a TAP vai passar a efetuar uma ligação entre Lisboa e Casablanca, em Marrocos, duas vezes por dia. A operação para Marraquexe também será reforçada, passando a existir uma ligação diária entre esta cidade e a capital portuguesa.
Os voos para Casablanca passam a deixar Lisboa, diariamente, às 16h25 e às 22h. No sentido contrário, os aviões da TAP partirão de Marrocos às 5h35 e às 18h55. Além do reforço de voos, também a capacidade dos aviões utilizados na ligação a Casablanca irá crescer, já que a companhia passará a utilizar os aviões ATR72, que podem transportar 70 passageiros, em vez dos atuais ATR42, com capacidade para 46 passageiros.
Joaquim Miranda, responsável da TAP para o mercado de Marrocos, fez o anúncio na manhã de segunda-feira, 22 de Fevereiro 2016, numa conferência de imprensa, em Casablanca, realçando que estas alterações representam “um reforço global de 80%” na oferta de lugares da companhia aérea para Marrocos. Além de facilitar as ligações para quem procura os dois países por questões turísticas, Joaquim Miranda realçou que as alterações agora anunciadas deverão também auxiliar “o tráfego de negócios, já que quem pretender ir a Lisboa ou ao Porto pode fazê-lo e regressar a Marrocos no mesmo dia”.
Na conferência de imprensa estiveram a embaixadora portuguesa em Marrocos, Maria Rita Ferro, e o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos, José Maria Teixeira. Ambos se mostraram satisfeitos com o anúncio, apesar de a embaixadora deixar o desafio para uma futura rota entre as duas capitais (Lisboa-Rabat). Já José Maria Teixeira garantiu que “há cada vez mais empresas portuguesas interessadas em Marrocos”, pelo que afirmou: “Este anúncio reflete uma certa flexibilidade que corresponde a um desejo dos empresários portugueses”.