Avançar para o conteúdo

CCISPM

Missão de negócios das empresas portuguesas em Marrocos

2019

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos (CCISPM) e o grupo consultivo EXUMAS organizaram em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Casablanca-Settat (CCIS) uma missão de negócios multissetorial em Marrocos.

Mais de 25 empresas portuguesas, trabalhando principalmente em setores de alto valor acrescentado, onde se incluem os sectores da indústria agroalimentar, transporte e logística, mobiliário, construção e materiais de construção, novas tecnologias da informação, energia, couro, turismo e metalurgia, participaram nesta missão, que decorreu de 11 a 14 de dezembro de 2019 na metrópole de Casablanca, O objetivo desta missão é desenvolver relações B2B entre as empresas de Portugal e de Marrocos, mas também promover as trocas comerciais e reforçar as parcerias entre os dois países.

Foi organizado um seminário em 12 de dezembro de 2019 no Kenzi Tower Hotel, onde os participantes discutiram mecanismos capazes de acelerar as sinergias e as dinâmicas empresariais das duas comunidades de negócios marroquinas e portuguesas. De facto, mais de 200 representantes de empresas marroquinas e portuguesas responderam a este evento.

Na sessão de abertura deste seminário, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos (CCISPM), José Maria Teixeira, Fez questão de recordar o forte compromisso da instituição no desenvolvimento das relações econômicas entre os dois países: “Desde a sua criação, a CCISPM centrou a sua atividade na dinamização de ações que têm por objetivo o desenvolvimento das relações económicas entre Portugal e Marrocos”. Referiu também que “o nosso objetivo é continuar a desenvolver este trabalho e ao mesmo tempo, criar uma dinâmica de partilha de Know How com o objetivo de criar oportunidades de negócios e de desenvolvimento para as empresas portuguesas e marroquinas». Além disso, garantiu que «as trocas comerciais entre as duas margens conheceram um bom crescimento durante os últimos cinco anos».

Do seu lado, Yassir Adil, Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Casablanca-Settat, reiterou o seu apoio ao desenvolvimento das relações Marrocos-Portugal. De fato, este último recordou que Marrocos é o segundo parceiro económico de Portugal a nível de África. Para ele, «existem ainda jazidas de crescimento, nas quais as empresas de ambos os lados podem aproveitar para desenvolver investimentos win-win para as duas economias».

Tendo participado nos trabalhos deste seminário, a embaixadora de Portugal em Marrocos, Maria Rita Ferro, explicou que “os dois países têm uma história comum, seja política ou cultural. No que diz respeito às relações económicas, houve uma dinâmica real observada nos últimos anos. O comércio entre os nossos dois países só pode melhorar no futuro “.

Este seminário foi seguido por uma série de reuniões B2B entre atores marroquinos e portugueses. Assim, foram realizadas várias reuniões de intercâmbio frutíferas entre os vários atores económicos marroquinos e portugueses presentes neste evento. Estes últimos conseguiram identificar vários interesses comuns que não deixarão de impulsionar o comércio bilateral entre Portugal e Marrocos num futuro próximo. Também foi realizada uma reunião de trabalho na Câmara de Comércio Casablanca-Settat, em 13 de dezembro de 2019. O objetivo era discutir a implementação de programas de intercâmbio entre as diferentes instituições participantes desta missão.